Palavra de Deus. Graça e luz em sua vida!

“Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!” [1Corintios 9 ,16] "Curta" a Página Deus em Minha Casa! https://www.facebook.com/DeusEmMinhaCasa

Quando os Planos se Desfazem

"O Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se propõem. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que Ele traz no coração, de geração em geração vão perdurar”. (Sl 32, 10-11)

Algumas vezes, para entendermos melhor as lições de Deus contidas em certos trechos da Bíblia, é preciso que façamos uma atualização personalizada. No caso do salmo 32, que lemos acima, podemos fazer isso substituindo algumas expressões pelo nosso próprio nome. O trecho, então, ficaria assim (substitua os espaços em branco pelo seu nome):

O Senhor desfaz os planos do(a) e os projetos que o(a) se propõe. Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que Ele traz no coração, de geração em geração vão perdurar.

Em momentos decisivos de nossa vida, temos a impressão de que alguns de nossos melhores projetos e sonhos estão simplesmente se desmanchando no ar. Planejamos tudo, acreditamos ter dado o nosso melhor e, de repente, as coisas não saem como o esperado. Tudo parece ir na contramão de nossos propósitos, e eles parecem ficar cada vez mais longe, mais difíceis de ser alcançados. A Palavra de Deus no salmo que estamos orando nos lembra que, mesmo que nossos sonhos se desfaçam ou pareçam ficar distantes, Deus tem desígnios e propósitos a nosso respeito. O que Deus tem no seu coração perdura, além de toda dificuldade e adversidade.

A grande diferença entre uma pessoa que persegue seus próprios projetos, seus sonhos particulares, e uma que busca tornar realidade em sua vida os propósitos de Deus, é que o sonhador solitário desanima e abre mão de seus sonhos quando esses passam pela prova da paciência e da aparente demora. O sonhador dos sonhos de Deus, ao contrário, sabe que o projeto do Senhor para sua vida só vai se realizar verdadeiramente se for plasmado pela perseverança e pela cruz. Nossos sonhos, crucificados por algum tempo, são motivo de desânimo e decepção. Os sonhos de Deus, quando passam pela prova e quando tudo ao redor parece dizer que não vão se realizar, nos enchem de esperança, na certeza de que contamos com o Senhor.

Saber acreditar que Deus não desistiu de nós, ainda que tenhamos que abrir mão de nossas limitadas expectativas para esperar tudo dEle, é o segredo para resistir nos dias em que ficamos com nossos projetos desfeitos nas mãos. Quando Deus permite que nossos planos fracassem, Ele não faz isso para que fiquemos sem rumo ou sem motivos para lutar. Ao contrário, chegou então a hora de acreditar que os propósitos do Senhor são melhores. Ter que recomeçar, para o nosso olhar humano, significa que fracassamos em nossos esforços e que, portanto, algo que queríamos muito chegou ao fim. Aos olhos de Deus, contudo, todo recomeço é uma chance, uma oportunidade para viver algo melhor, mais perto do que Ele desejou para nós. Quando recomeçamos, estamos naquele lugar onde o Deus fiel pode nos ajudar a trilhar o caminho certo: o caminho dos propósitos do Seu coração.

Você precisa recomeçar hoje? Chegou a hora de deixar de lado a ansiedade pelos seus planos e projetos e lutar confiante, na certeza de que Deus continua investindo em sua vida? Vamos orar:

Pai querido, eu te peço perdão por todas as vezes em que desconfiei do teu amor por mim. Perdoa-me por ter pensado que o Senhor não havia cuidado bem de mim quando meus planos não deram certo. Eu te agradeço porque os Teus planos continuam de pé; os Teus planos vão perdurar e serão a minha fonte de esperança. Obrigado, Senhor, porque aos teus olhos cada recomeço é uma chance de viver algo melhor. Eu confio nos projetos do teu coração para mim. Sei que eles devem ser provados pela cruz e pela paciência, e por isso não vou desistir. Apenas te peço que não me falte a fortaleza e a paz do teu Espírito Santo, para que eu vença a ansiedade e o medo pela confiança no teu infinito amor. Pai, ajuda-me a recomeçar no dia de hoje, em Nome de Jesus. Amém.

Por: Pe. Antonio José

2 comentários:

Dani Oliveira. disse...

Olá!

Muito obrigada pela sua presença em meu blog! Desejo que minhas palavras possam lhe ser úteis em muitos momentos!

Li esse seu post e foi simplesmente providencial ter comigo essas reflexões hoje...
Obrigada!!

Precisamos sempre confiar em Deus e na vontade Dele!


Deus lhe abençoe!!

ipanks disse...

hello there, i am visiting you.thank you very much