Palavra de Deus. Graça e luz em sua vida!

“Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!” [1Corintios 9 ,16] "Curta" a Página Deus em Minha Casa! https://www.facebook.com/DeusEmMinhaCasa

A missão dos setenta e dois discípulos

Domingo
07 de Julho de 2013

Evangelho: (Lc 10,1-12.17-20)

Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. Disse-lhes: "Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo. Mas se entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saindo pelas suas praças, dizei: Até o pó que se nos pegou da vossa cidade, sacudimos contra vós; sabei, contudo, que o Reino de Deus está próximo. Digo-vos: naqueles dias haverá um tratamento menos rigoroso para Sodoma".

Voltaram alegres os setenta e dois, dizendo: "Senhor, até os demônios se nos submetem em teu nome!" Jesus disse-lhes: "Vi Satanás cair do céu como um raio. Eis que vos dei poder para pisar serpentes, escorpiões e todo o poder do inimigo. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos de que os vossos nomes estejam escritos nos céus."

Comentário: Lucas fala também do envio dos Doze escolhidos por Jesus entre seus discípulos (Lc 9,1). Aqui ele nos conta o envio de setenta e dois discípulos. Sabemos que os Doze irão ter uma função especial de direção e ensino na comunidade dos discípulos de Jesus. Essa função, porém, não anula na comunidade de Jesus, nem na Igreja de agora, a atividade e a responsabilidade dos outros discípulos. Homens e mulheres, iluminados pela fé e enriquecidos por dons especiais, todos são enviados para ir pelo mundo a preparar o caminho para a chegada de Jesus. Mesmo sem ser dos Doze, somos enviados: essa é nossa dignidade e nossa responsabilidade. Todos, sempre, em toda a parte, a todos temos de anunciar: "O Reino de Deus está próximo de vós!"

Oração: Senhor, antes de mais nada quero agradecer o dom da fé que me tornou possível aceitar o Evangelho de Jesus. Eu vos bendigo porque me chamastes a ser discípulo, seguidor de vosso Filho, participante de sua vida divina. Alegro-me porque me colocastes no caminho da felicidade e da paz. Mesmo sabendo, porém, que não posso guardar só para mim o Evangelho, não tenho correspondido como deveria à missão que me confiastes. Tenho feito alguma coisa para tornar Jesus conhecido e aceito, mas é muito pouco diante do muito que me destes e da imensa necessidade de tantos. Dai-me coragem e ousadia para falar de vós e do Salvador que enviastes, ensinai-me as palavras certas e ajudai-me a viver de maneira que todos vejam como é bom viver convosco. Amém.

Nenhum comentário: