Palavra de Deus. Graça e luz em sua vida!

“Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!” [1Corintios 9 ,16] "Curta" a Página Deus em Minha Casa! https://www.facebook.com/DeusEmMinhaCasa

Como entrar pela porta estreita

Domingo
25 de Agosto de 2013

Evangelho: (Lc 13,22-30)

Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”

Jesus respondeu: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: 'Senhor, abre-nos a porta!' Ele responderá: 'Não sei de onde sois'.

Então começareis a dizer: 'Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!' Ele, porém, responderá: 'Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!' Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.

Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.


Comentário: A resposta de Jesus à pergunta do desconhecido revelou ser irrelevante a preocupação com o número das pessoas que irão se salvar. Importante mesmo é decidir-se a trilhar os caminhos do Reino, apesar de suas exigências. É o que Jesus chama de "entrar pela porta estreita". Como isto, afirma-se que a salvação é obtida mediante a renúncia das comodidades e conveniências, para abraçar a causa do Reino, sem querer fazer-lhe adaptações. Trata-se de cumprir a vontade de Deus, submetendo-se fielmente a ela.

O único jeito de "entrar pela porta estreita" é ser pequeno, ou seja, deixar de ser presunçoso, dominador, orgulhoso. Jesus disse que para entrar no Reino dos Céus teríamos de nos tornar como crianças a fim de servir os irmãos com toda a humildade e simplicidade.

Oração: Senhor Jesus, mais de uma vez dissestes que nossa preocupação central deve ser nossa salvação, nossa felicidade. De nada adiantaria termos tudo nesta vida, se não tivermos a felicidade para sempre. Pena que nem sempre essa seja minha preocupação. Creio em vós, creio que só vós me podeis fazer feliz, que só existe felicidade para mim se eu viver do jeito que ensinais. Peço agora vossa ajuda para conseguir vencer minhas más inclinações, e para resistir aos perigos de meu ambiente. Sei que preciso estar sempre atento, esforçando-me para praticar o bem, porque tenho dentro de mim forças que tentam arrastar-me noutra direção. O orgulho, o egoismo, a preguiça e tantas outras fraquezas continuamente me ameaçam. Só vós, Senhor, me podeis salvar. Amém.

Nenhum comentário: