Palavra de Deus. Graça e luz em sua vida!

“Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!” [1Corintios 9 ,16] "Curta" a Página Deus em Minha Casa! https://www.facebook.com/DeusEmMinhaCasa

Jesus condena a hipocrisia

Segunda-Feira
26 de Agosto de 2013

Evangelho: (Mt 23,13-22)

"Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Vós fechais aos homens o Reino dos céus. Vós mesmos não entrais e nem deixais que entrem os que querem entrar.

Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Devorais as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso, sereis castigados com muito maior rigor.

Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis mares e terras para fazer um prosélito e, quando o conseguis, fazeis dele um filho do inferno duas vezes pior que vós mesmos.

Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: 'Se alguém jura pelo templo, isto não é nada; mas se jura pelo tesouro do templo, é obrigado pelo seu juramento'. Insensatos, cegos! Qual é o maior: o ouro ou o templo que santifica o ouro? E dizeis ainda: 'Se alguém jura pelo altar, não é nada; mas se jura pela oferta que está sobre ele, é obrigado'. Cegos! Qual é o maior: a oferta ou o altar que santifica a oferta? Aquele que jura pelo altar, jura ao mesmo tempo por tudo o que está sobre ele. Aquele que jura pelo templo, jura ao mesmo tempo por aquele que nele habita. E aquele que jura pelo céu, jura ao mesmo tempo pelo trono de Deus, e por aquele que nele está sentado.

Comentário: Os escribas eram os que conheciam bem a Lei e as pessoas a quem o povo recorria quando não sabia o que fazer. Os fariseus faziam parte do grupo que pretendia ser dos puros, vivendo a religião judaica em toda a sua integridade. Uns e outros acabavam fazendo da religião uma forma de vida que os separava de seus irmãos. Os primeiros porque explicavam, mas não se sentiam obrigados a viver. E os segundos porque se sentiam superiores e separados de seus irmãos. A uns e a outros Jesus os chama de hipócritas. Hoje Jesus teria algo a nos dizer?

Oração: Senhor Jesus, vós me enviais para anunciar o caminho da salvação. Quero seguir esse caminho, antes de o ensinar a outros. Ajudai-me a viver de tal modo que minha conduta não contradiga o que anuncio, mas, pelo contrário, mostre como é bom ser vosso discípulo. Prometo que irei esforçar-me para corrigir até mesmo as menores incoerências entre minha vida e minhas palavras. Amém.

Nenhum comentário: