Palavra de Deus. Graça e luz em sua vida!

“Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!” [1Corintios 9 ,16] "Curta" a Página Deus em Minha Casa! https://www.facebook.com/DeusEmMinhaCasa

O sermão da montanha

Domingo
03 de Novembro de 2013

Evangelho: (Mt 5,1-12a)

Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:

"Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!

Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!


Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!

Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!

Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!

Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!

Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus".


Comentário: Jesus começa o “sermão da montanha” anunciando nove “bem-aventuranças”, isto é, nove felicidades. Jesus diz que os pobres, os aflitos, os mansos, os famintos de justiça, os misericordiosos, os de coração puro, os que trabalham pela paz são felizes, porque ele veio trazer-lhes a salvação. Mas também podemos ver nas suas palavras uma nova proposta de vida, em oposição à doutrina de outros mestres. Afirma que a felicidade não está nas riquezas, nas alegrias fáceis, no poder e na força, na injustiça, na dureza de coração, na procura do mal, no abandono da paz, nos aplausos e na fama. E, mais ainda, podemos dizer que Jesus nos aponta o caminho para quem quiser ser seu discípulo e chegar à perfeição espiritual.

Oração: Senhor Jesus, em primeiro lugar agradeço, porque nos trouxestes uma mensagem de esperança, para nós que tantas vezes nos sentimos oprimidos pela tristeza, pelos sofrimentos e incompreensões. Apesar de tudo, podemos ser felizes, se aceitarmos viver unidos a vós. Mas também quero pedir que abrais meu coração para poder compreender vossa mensagem, tão oposta a tudo quanto costumamos pensar. Diante do que dizeis, vejo logo como preciso de conversão. Tenho de mudar meu modo de pensar, tenho de abandonar o orgulho, meu apego aos prazeres e facilidades da vida que tanto me afastam de vós e de meus irmãos. Tenho confiança em vós, creio em vossas palavras e quero, com vossa ajuda, seguir mais de perto vosso jeito de viver. Amém.

Nenhum comentário: